Por Emily Custódio
Foto: Simone Prati Venâncio

A 2ª Noite de Talentos, realizada na Feira Noturna nessa quarta-feira (25), foi movimentada por um grande público. O evento acontece uma vez por mês, e nessa segunda edição contou com apresentações de dança; música de vários estilos e até composições próprias.
Depois de uma disputa acirrada, o grupo Street Dance e a transformista Layslla Chan empataram com 30 pontos cada. O público escolheu Layslla, que levou como prêmio de primeiro colocado um aparelho de DVD. O grupo de Street Dance levou o troféu de segundo lugar; e a pequena rapper Naira, que formou um dueto com Wellinton, ficou com a terceira colocação.
Para Oneide de Queiroz Navarro, que se diz assídua visitante da Feira Noturna, esse tipo de evento cultural no local é muito interessante: “estou adorando, e a cada semana os shows estão melhores. Está tudo muito lindo”, disse.
Além do show de talentos, o público também prestigiou artistas locais, como a cantora Débora Neves, Os Caçulas e o saxofonista De Paula.

O projeto de talentos

O idealizador do projeto Noite de Talentos, realizado na Feira Noturna de Três Lagoas, é o poeta Célio de Barros. Para ele, é importante que os artistas locais tenham um espaço para mostrar seu trabalho. “Eu participei de concursos de talentos e fui reconhecido nesses eventos. É a valorização e reconhecimento do artista”, explicou Célio.

O vencedor
 
O transformista Layslla, que conquistou a primeira colocação, é conhecido pelos amigos como Vinicius de Souza Silva: “eu não me visto assim o tempo todo, este é meu trabalho, sou um artista”, contou.
Ele tem 23 anos e há três trabalha com apresentações artísticas. Ao saber do concurso, pelos amigos, Layslla não se interessou com medo do preconceito da sociedade. Os amigos insistiram e o inscreveram: “fiquei sabendo na segunda-feira que estava inscrito, foi um susto, mas foi bom. Pois não vim preparado para ganhar, pensei que nunca iam aceitar esse tipo de arte em um concurso aberto. Mas, minha estrela brilhou hoje e estou muito feliz”. E completou: “Não importa a forma de passar a arte; toda arte passa alegria e é isso que importa. Esse evento é uma porta para os artistas três-lagoenses”, ressaltou.
O secretário de Finanças, Planejamentos e Controladoria Geral, Walmir Arantes, informou nesta quarta-feira (18) que a Administração Municipal de Três Lagoas irá estender o decreto de contenção de gastos até 31 de dezembro de 2010.

De acordo com Walmir, entre os meses junho e julho houve uma queda de 32% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que reflete na arrecadação da Prefeitura. O meio expediente administrativo reduz os gastos da máquina pública, compensando a diminuição do repasse.

“Esta é uma forma de otimizar o trabalho do servidor, que está comprometido em realizar suas tarefas das 7h às 13h. Assim haverá uma redução nos custeios, como água, luz e telefone”, explicou o secretário.

O FPM, uma das principais fontes de arrecadação dos municípios, é retirado do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI). A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes, são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

Há uma perda da arrecadação para os municípios devido a esta divisão dos repasses, que para muitas administrações deve ser revisto em Lei. A exemplo, Três Lagoas recebe apenas 16% de cada R$ 100,00 (cem reais) arrecadado.


Por Emily Custódio

Na tarde dessa sexta-feira (13) a Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Senar e o Sindicato Rural formou 16 pessoas no curso de “Produção de pães, bolos e derivados”. A qualificação realizada no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza foi em três dias, com um total de 24 horas /aulas, tendo como público alvo os moradores rurais de Três Lagoas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Canela, o curso tem o intuito de agregar conhecimentos e esperanças: “Que eles possam melhorar a renda, que se organizem para uma produção em série, pois terão na secretaria um suporte para essa comercialização”, falou.

De acordo com a facilitadora, Roseleine Carloto, foram ensinados aos participantes mais de 20 receitas, com o intuito de aproveitar os produtos produzidos por eles no campo - como milho, abóbora , ovo, leite e mandioca - melhorando assim a qualidade da alimentação familiar.

“Esse é o meu quinto curso, feito através da prefeitura. Eu já faço pães de queijo pra vender, depois deste curso vou vender também biscoitos, salgados e roscas”, explicou participante Luzinete Maria dos Santos.

Já para a dona de casa Aparecida Maria da Conceição o curso foi um benefício à saúde. Ela trabalhava na lavoura na fronteira do Brasil com Paraguai - em Coronel Sapucaia - após a morte do marido há três anos mudou-se para Três Lagoas. “Meu sonho foi sempre mexer com alimentação, agora ganho meu dinheiro com o que faço na cozinha, este é o 6º curso que faço pela prefeitura. Além disso é uma terapia pra mim que acabou de sair de uma forte depressão, aqui eu aprendo e me divirto, encontro pessoas e faço o que gosto”, desabafou Aparecida.

Para os interessados em participar dos cursos devem procurar o Departamento de Agronegócios no fim de janeiro de 2011, na Avenida Capitão Olinto Mancini, número 2642, ou pelo telefone (67) 3929 1852.