Por Emily Custódio
Fotos Simone Prati Venâncio

Na tarde da última quinta-feira (02) o coordenador de Telefonia da Brascopper, J. Roberto Leoni, apresentou para o Legislativo Municipal o projeto de ampliação da empresa para a construção de um pólo de alta tecnologia, que irá fabricar cabos de fibras óticas em Três Lagoas. Para isso, a Brascopper pleiteia uma área no distrito industrial, e a doação do terreno depende da aprovação dos vereadores.
A área fica ao lado da fábrica já existente, mas esse novo pólo de cabos óticos deve ser separado por apresentar um diferencial, tratando-se da mais alta tecnologia de cabo mundial.
A nova planta vai gerar 55 empregos diretos no processo de operação, entre as áreas de produção, administrativa e técnica. De acordo com Leoni, toda a mão de obra será de Três Lagoas, capacitada pela empresa, pois as áreas necessitam de alta especialização.
“Esses cabos são resistentes, e não perdem sinal. Por isso servem até para ligar a tecnologia de um continente a outro”, explicou o coordenador de telefonia, J. Roberto Leoni.
Para o vereador Celso Yamaguti (DEM), a ampliação desta fábrica é importante para a continuidade do desenvolvimento da cidade: “Isso mostra que a empresa esta acreditando em Três Lagoas, e a Brascopper já está consolidada aqui, tanto que está na terceira fase de ampliação”, ressaltou o vereador.
Após a apresentação do projeto, o vereador Celso Yamaguti acompanhado dos secretários municipais de Administração, Odair Biassi, e de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, fizeram uma visita nas instalações da fábrica que já ocupa 80% da área do terreno.

Fibras óticas

As fibras óticas são filamentos extremamente finos e flexíveis feitos de vidro ultra puros, plástico ou outro isolamento elétrico. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.
De acordo com Leoni, é a opção preferida para telecomunicação a longa e curta distância, quando taxas maiores de transmissão e menores atenuações são requeridas.
A planta de cabos óticos da Brascopper terá capacidade para a fabricação de cabos para rede interna, terminações e cabos para rede externa (aérea ou subterrânea).
“Além de novos postos de trabalho essa expansão agregará ao Mato Grosso do Sul um pólo de tecnologia de ponta”, explicou o coordenador de Telefonia.

A Brascopper em Três Lagoas


Em Três Lagoas a Brascopper abriu sua filial em 2004 e, os investimentos até o momento superaram R$ 75 milhões. A fábrica ocupa atualmente 80% da área do terreno e produz fios de cabos de energia em baixa e média tensão com condutores de cobre ou alumínio, fios e cabos telefônicos e laminação de vergalhões de alumínio e cobre.