Por Emily Custódio
http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticias/?id=6560
A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB) participou, na manhã desta segunda-feira (7), da abertura oficial da exposição Toque Afro, do ator e promotor cultural Mateus Alves. O plenário do Legislativo Municipal estava lotado pela diversidade étnica, todos com o intuito de resgatar a cultura afro-brasileira.
A exposição conta com objetos do acervo pessoal do curador, que reuniu equipamentos de uso cotidiano e até de tortura de escravos. Já a abertura contou com várias atrações culturais e homenagens a personalidades negras.
“O mais importante é termos consciência, é valorizar a história do nosso Brasil. É dar cidadania a todo população e, vocês são parte de nossa história: são responsáveis pelo desenvolvimento de Três Lagoas. Muito obrigada”, discursou a prefeita.
Já Mateus, agradeceu a prefeita por todo o apoio e trabalho em prol da cultura e, aproveitou a oportunidade para ressaltar a colaboração do presidente da Casa de Vereadores, Nuna Viana (PMDB): “Precisamos de mais pessoas iguais a vocês, que olham diferente pela cultura. Esta é uma exposição de negros, brancos, de todas as classes sociais, de todos”, explanou.
Um dos homenageados foi o ex-prefeito José Lopes, o primeiro negro a assumir o Executivo Municipal. Para ele, em 124 anos de abolição da escravidão no Brasil, ainda há muito o que se fazer: “Somos mais de 60% dessa população, somos o País da miscigenação. Então precisamos nós unir – todos: brancos e negros – para uma conquista. Esta é nossa responsabilidade”.
O vereador Idevaldo Claudino (PT), representando o Legislativo Municipal, ressaltou as palavras do ex-prefeito e completou: “Essa Casa de Lei está junto com a população para uma cultura e educação de qualidade”.
A EXPOSIÇÃO
A mostra será realizada entre os dias 7 e 11 de maio, no Salão de Eventos da Câmara, em horário comercial. Os homenageados são o ex-prefeito José Lopes; a líder comunitária Daura do Nascimento; o diácono Jorge Silva; o violeiro e pedreiro Alcir Batista de Oliveira; o professor de educação física Milton José da Silva, o Tó; a professora Wilma Rodrigues de Souza; o atleta Messias Carneiro Dias; o músico Éderson Veloso da Silva; o professor de música Gercino Francisco; o policial federal, poeta e colunista René Venâncio; o ex-vereador Antônio Rialino; a professora e carnavalesca Inozemar de Souza Fraga, a Nozi; os jornalistas Adilson Silva e Ana Cristina Santos; além do professor de futebol Pedro Machado, o Pedrinho.