Por Emily Custódio
http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticias/?id=6543
A Administração Municipal de Três Lagoas destina várias ações para melhoria da qualidade e aumento de produção dos pequenos agricultores. De acordo com pesquisas do IBGE, realizadas em 2010, quase 5 mil pessoas residem na área rural do Município. Parte desta população é de pequenos produtores rurais, que sobrevivem da agricultura familiar.
“São famílias inteiras sobrevivendo do que plantam. O crescimento industrial sustentável só é possível se valorizarmos aqueles que produzem para a nossa alimentação saudável. Pessoas que sustentam a família com a produção rural, com verduras, frutas, legumes, derivados de leite, ovos e tantos outros produtos que estão diariamente em nossa mesa. Valorizamos este trabalhador e investimos sempre para que ele aumente sua produção com qualidade”, explicou a prefeita Márcia Moura (PMDB).
Um dos projetos citados pela prefeita é o de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (AITF), que desde 2009 trabalha com os pequenos produtores de gado. A realização do projeto IATF é uma parceria entre a Prefeitura e produtores rurais. A Secretaria de Agronegócios fica responsável pelo abastecimento do botijão de nitrogênio para armazenar o sêmen, e disponibilizam técnicos que visitam as propriedades dos interessados, selecionam os animais que vão entrar no programa de IATF, aplicam os medicamentos, fazem a inseminação artificial e detectam a prenhez das vacas. Já os produtores ficam responsáveis pela compra do medicamento e sêmen a serem utilizados no programa.
Na Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) as vacas têm a ovulação induzida, podendo ser realizada com data marcada, apenas com a utilização de produtos específicos que são aplicados de acordo com fatores como a raça, a idade, o número de cria e a condição corporal, fundamental para a garantia dos resultados.
Com a técnica de IATF, a inseminação do animal é feita antes da ovulação, assim todas as vacas de um rebanho podem ser sincronizadas para serem inseminadas num único dia.
MILHO BRS CATINGUEIRO
Desde fevereiro deste ano, a Administração Municipal de Três Lagoas coloca em prática a plantação de milho da variedade BRS Catingueiro. A espécie, que tem fama de resistente, foi desenvolvida pela Embrapa da região Nordeste do Brasil. Este tipo de milho é especialmente adaptado para a região semiárida e tem um ciclo mais curto, podendo ser colhido em até 90 dias.
“Neste início de projeto estão sendo atendidos cinco produtores da região do Arapuá”, contou o diretor do Departamento de Agronegócios, Renato Carrato.
PROJETO PAIS
Implantado há dois anos em Três Lagoas, sendo o primeiro da região leste do Estado, o Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) é uma parceria com o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura. São 10 famílias participaram de qualificações e aprendem como produzir hortifrútis naturais, garantia de qualidade certificada do produto e do solo.
O produtor rural três-lagoense, Judas Carvalho, ou Canuto – como é conhecido na região – é um dos maiores produtores do Projeto PAIS. Ele explicou que antes da adesão, os produtos produzidos pela família dele eram vendidos de porta em porta.
“Era um desperdício, pois sobrava muita verdura e fruta. A gente doava um pouco, mas era muito ruim ver comida indo paro lixo”, desabafou.
Hoje Canuto vende tudo o que planta. A Administração Municipal, através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) abastece as escolas e Centros de Educação Infantis (CEI´s) com o que é produzido pelos agricultores do Projeto PAIS, além de adesão de seis escolas do Estado.
“Com a Lei do PNAE não é necessário esses pequenos produtores passarem por licitação para tornarem fornecedores da Prefeitura. E é uma exigência do PNAE que pelo menos 30% da alimentação escolar pública seja oriunda de organizações da Agricultura Familiar”, explicou o diretor do Departamento Municipal de Agronegócio Ciências e Tecnologia, Renato Carrato.
Com isso, a produção de verdura, legumes, ovos tomate e polvilho da área cultiva por Canuto abastece as escolas da Cidade.
“O que nós produzimos as escolas compram. Trabalhamos eu, minha esposa e meu filho e ganhamos muito com essa ajuda do Governo, pois nossa renda aumentou muito mais de 100%”, contou Canuto.
NOVIDADES
O Projeto PAIS está em fase de ampliação pela Administração Municipal e os materiais que compõem os kits do projeto estão em fase de licitação. Quando concluído os tramites burocráticos a nova fase o PAIS em Três Lagoas atenderá mais 50 famílias.
OUTROS ATENDIMENTOS
O departamento de agronegócio também atende todo aquele produtor rural que precisar de orientações.
“Dependendo da necessidade do produtor rural temos veterinário e agrônomo para ir até o local, para orientação na área de produção”, explicou Renato
O departamento de Agronegócio fica localizado na Avenida Capitão Olinto Mancini, nº 2642, no Bairro Colinos. Outras informações também pelo telefone (67) 3929 1852.