Por Emily Custódio
A prefeita Márcia Moura colocará em prática no início do mês de abril o projeto “Identidades Alegres”. Em parceria com o Grupo de Teatro de Identidades da UFMS, o projeto tem o objetivo de levar a descontração para pessoas hospitalizadas através da arte cênica.
“Queremos desenvolver um trabalho de humanização. Estamos apenas retomando um projeto antigo do ator Paulo Sanches. Só que antes o projeto era realizado por voluntários e agora ele será patrocinado pela prefeitura, pois é importante incentivar o riso e a alegria em todos os momentos”, destacou Márcia.
O projeto contará com a participação de 12 atores, que se revezarão em três turmas de quatro atores devidamente caracterizados, que visitarão os pacientes todas as quartas-feiras, durante o horário de visita do hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Na ocasião, serão realizadas atividades lúdicas como a injeção da alegria, a extração de mau humor e o transplante de nariz vermelho.
De acordo com o coordenador, Leandro Pansonato Cazula, o projeto espera promover a transformação no dia-a-dia dos pacientes, tornando o espaço hospitalar mais informal e descontraído. O projeto de Três Lagoas é inspirado no “Doutores da Alegria”, tendo como principal personagem o palhaço, que através do absurdo, do ridículo e dos erros leva para crianças e adultos a afetividade.