Empreendedora individual participa da Rodada de Negócios
http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticias/?id=6609
Em Três Lagoas, a Rodada de Negócios é realizada pelo Sebrae/MS em parceria com a Administração Municipal e está em sua 7ª Edição. Além de abrir oportunidades para o pequeno empresário negociar com as grandes indústrias, também dá oportunidades para o empreendedor individual tornar-se um fornecedor.
“A maioria das Rodadas realizadas teve a participação dos empreendedores individuais. Desta vez temos apenas uma empreendedora participando, muitas vezes, eles não acreditam que podem ser fornecedores de grandes indústrias”, destacou a gerente do Sebrae Regional Bolsão, Márcia Rocha.
A empreendedora Edna Viviane de Oliveira Souza, é um exemplo para outros empreendedores individuais. Há 11 anos, ela, o marido, os filhos e a mãe, fabricam bonecas, enxovais, brinquedos de pelúcia e camisetas. Por incentivo de um cliente ela se inscreveu na 7ª Rodada de Negócio.
“Ontem eu era uma formiguinha, hoje posso dizer que sou a Edna: futura empresária”, desabafou emocionada.
Nas primeiras reuniões do dia Edna já fechou negócios, e sentou frente a frente com um representante da Petrobras para assinar a adesão de um projeto de consultoria.
“Isso mostra que as grandes indústrias estão cumprindo o acordo que fizeram com a Prefeitura, o acordo de responsabilidade social, de ajudar os fornecedores a crescer e inseri-los na cadeia produtiva do Estado”, destacou Márcia Rocha.
O EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
A 7ª RODADA
A 7ª Rodada de Negócios foi realizada durante todo o dia (17), com a participação de 107 empresas, sendo que 49 fazem parte das reuniões pela primeira vez.
São 12 empresas âncoras participando: Unidade de Fertilizantes da Petrobras (UFN-III), International Paper, Eldorado Brasil, Siderúrgica Três Lagoas, Fibria, MS Gás, Mabel, Chicago Engenharia, Banco do Brasil, Sicredi, Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes e Cargill.
Das empresas que irão negociar com as âncoras, 30% são de micro e pequenos empresários, e 70 % das empresas são de Mato Grosso do Sul, o restante é dos estados de São Paulo, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.