Por Emily Custódio

Os servidores públicos municipais de Três Lagoas participaram de uma assembléia extraordinária na noite de segunda-feira (22) para a apresentação e aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), antes de encaminhar o projeto para a aprovação na Câmara de Vereadores. Participaram da assembléia o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, José Antônio Vieira; o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, Byron Fernandes; e o consultor da empresa Lex Consultoria, Nivaldo Gerotti.
O PCCS foi elaborado pela Prefeitura junto com uma comissão de servidores, e com o Sindicato, cumprindo todas as normas estabelecidas no Artigo 39 combinado com o Artigo 37 da Constituição Federal, obedecendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Não está havendo perda salarial e todos os servidores estão tendo ganhos reais em seus salários. O PCCS estimula o servidor e valoriza o conhecimento”, explicou José Antônio Vieira.
Já o consultor que está auxiliando a elaboração do PCCS, Nivaldo Gerotti, destacou que o Plano dita as regras de cada cargo do início da carreira até a aposentadoria.
Dentro do Plano, há também uma avaliação de desempenho anual, que será realizada através de uma comissão setorial, com metade dos membros indicados pelo sindicato e a outra metade pela Administração Municipal.
Da promoção referente à escolaridade, a avaliação será a cada três anos e a promoção depende de cada nível de especialização.
O tempo de serviço também não foi esquecido, com acréscimos de até 0,5% sobre o vencimento base para efeito de enquadramento.
“Não é um plano de aumento salarial, e sim um plano de motivação ao servidor”, afirmou Nivaldo
O PCCS é uma reivindicação dos servidores municipais de Três Lagoas e está em discussão desde a última gestão. Colocá-lo em vigor até janeiro de 2011 também é um compromisso assumido pela prefeita Márcia Moura (PMDB).