Por Emily Custódio

O circuito de formação e aperfeiçoamento artístico Programa Interação 2010, realizado em oito cidades pólos do Estado, iniciou os cursos em Três Lagoas em outubro. Entre os dias 17 e 20 de novembro o salão do Sinted foi palco do curso de Curadoria e Montagem de Exposição com o artista plástico e especialista em audiovisual, Jonas Eduardo Santana.
Com um total de 30 horas/aulas voltados para artistas plásticos, educadores e gestores de espaços públicos de arte o curso abordou temas como: o trabalho de um curador; processos de montagem de exposição; catálogo e convites para divulgação; iluminação; entre outros.
“Hoje no Estado temos poucos profissionais especializados em montagem e com a vinda desses cursos para o interior nós conseguiremos mudar a qualidade da produção e enriquecê-la para o público”, explicou Santana.
O facilitador também faz parte da Associação dos Artistas Plásticos do Estado e destacou o fato de hoje Mato Grosso do Sul ter dois cursos de graduação em artes.
Para a assessora de artes do Departamento de Cultura, Meiri de Souza Costa, o curso é interessante, pois aborda temas que não se encontram facilmente em livros: “E o mercado exige esse portfólio”, explicou.

Em Três Lagoas


São 20 cursos do Programa Interação 2010 realizados em Três Lagoas, sendo que o de Manipulação de Materiais na Construção da Obra de Arte que terá início no dia 24 de novembro ainda tem vagas. Quem quiser participar deve entrar em contato com a Meire no Departamento de Cultura no paço municipal Prefeito Rosário Congro (antiga prefeitura).