Por Emily Custódio

A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou na noite de quarta-feira (20) da inauguração da sede do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Três Lagoas.
Instalada em um terreno de 22.506 metros quadrados com área construída de 4.028 metros quadrados, o SEST SENAT em Três Lagoas fica localizado na Avenida Ponta Porã, com uma infraestrutura completa para a realização de cursos, dispondo de nove salas de aulas, laboratórios de informática, biblioteca e oficina pedagógica. Na área da saúde a sede possui sala de fisioterapia, clínica psicológica, consultório oftalmológico e de clínica geral, além de seis cadeiras odontológicas com capacidade para 1.800 atendimentos/mês, além de 1.100 atendimentos médicos mensais destinados aos trabalhadores em transporte, caminhoneiros, taxistas e suas famílias.
Na oportunidade, a prefeita Márcia Moura salientou que a cidade precisa de todos os parceiros do sistema “S” para continuar o desenvolvimento: “Temos aqui um lugar de saúde, de qualificação. Três Lagoas hoje têm um novo começo, pois conta com mais um parceiro para melhorar a qualidade de vida da população. E quem ganha é o trabalhador”, declarou.
Na ocasião também estavam presentes o presidente do Conselho do SEST SENAT da região Centro-Oeste II, João Rezende Filho; o diretor da Unidade de Três Lagoas, Celso Vicente Pereira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Três Lagoas e Região, Otávio Vieira de Melo; o presidente do Legislativo Municipal, Fernando Milan (PMDB); e a ex-prefeita e vice-governadora eleita, Simone Tebet (PMDB), que representou a família na homenagem ao avô Taufic Tebet, que dá nome a unidade de Três Lagoas.
Em seu discurso, Simone agradeceu a honraria: “Porque não são apenas políticos que fazem a história, para fazê-la é preciso coragem, como tiveram os imigrantes que desbravaram essa terra por volta de 1917, que vieram pra cá apenas com a esperança. Essa homenagem é a todos os imigrantes que fizeram a história de Três Lagoas, assim como meu avô, pois nós devemos nossa cidade a eles”.
Para as atividades de lazer e esportivas, o SEST SENAT de Três Lagoas mantém piscina infantil e de adultos, parque infantil, seis churrasqueiras, quadras poliesportivas e campo de futebol society gramado, restaurante e lanchonete.
“Essa estrutura é muito importante para os nossos trabalhadores, é uma luta e um desejo que conseguimos realizar”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de Três Lagoas e Região.
O presidente do conselho do SEST SENAT expôs alguns projetos realizados para ajudar no desenvolvimento das regiões, entre eles o projeto de pesquisa logística nas rodovias para detalhamento aos governos, dando suporte para investimentos e planejamentos; e a pesquisas aquaviária e ferroviária para o desenvolvimento intermodal. “Foram um total de R$ 10 milhões investidos aqui, para fazer o trabalho mais importante que é o eixo social em favor dos trabalhadores”, afirmou Rezende Filho.
Em suas palavras, o presidente da Câmara Municipal citou que Três Lagoas é a porta de entrada e saída de produtos do MERCOSUL a todo o País: “Por isso é tão importante termos aqui o SEST SENAT”.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do SEST SENAT, a unidade em Três Lagoas é a terceira em Mato Grosso do Sul, e no Brasil são 137.